01 julho 2011

Porta de automóvel fabricada em chapa de magnésio

Pesquisadores do Instituto Frauenhofer de Chemnitz (IWU), Alemanha, desenvolveram o processo de conformação que possibilita a fabricação. A porta (estrutura interna) pesa somente 4,7 Kg. Em comparação, uma porta de aço pesa 10,7 Kg!
"Magnésio é um material com alta disponibilidade e é conformável. Possui ainda, como no exemplo da porta de automóvel, propriedades semelhantes à do aço. Tem por exemplo uma rigidez comparável.", explica Sören Scheffler, líder do grupo de pesquisa no IWU, e acrescenta: " Nós desenvolvemos tecnologias de conformação específicas para a conformação de ligas de magnésio, de forma que esse material leve possa, futuramente, ser usado na indústria automotiva".


Fonte: http://www.automobil-industrie.vogel.de/karosserie/articles/310464


Conformar magnésio não é fácil! À temperatura ambiente ele possui uma estrutura cristalina hexagonal, o que não é ideal, sendo muito frágil. Para torná-lo conformável é necessário aquecer a matéria-prima. Após uma determinada temperatura a estrutura cristalina muda, para cúbica de face centrada, semelhante à do aço.
Conformar a quente não é tão fácil... será que um dia vai valer a pena a ponto de substituir o bom e velho aço?

Nenhum comentário:

Postar um comentário